Vereadores debatem ampliação de representação da fronteira no Estado e no país

Os vereadores destacaram a importância de ampliar a representação da fronteira oeste no Estado e no país durante as manifestações na Tribuna Livre nesta terça-feira, dia 22 de abril de 2014. Entre os pontos debatidos entre os parlamentares esteve a necessidade de ser trabalhada a consciência da população, para que atente ao poder de decisão da política na vida cotidiana e no progresso dos municípios.

A proximidade das eleições para os representantes estaduais e federais que serão realizadas no cenário das manifestações populares em prol de melhorias para o Brasil foi citada no Parlamento como oportunidade da população mudar a história da nação e da região. Os vereadores Ronnie Mello, Irani Fernandes, Jussara Osório, Rafael Alves e Marcelo Lemos salientaram pleitos que ganharão força a partir de representantes de Uruguaiana nos parlamentos estadual e federal, entre eles implementação de políticas públicas realizadas no município, construção da nova ponte sob o Rio Ibicuí, as atividades de termoelétrica e curso de medicina.

Também foi ampliada a discussão sobre o novo pacto federativo, que define mudanças nas relações entre os estados federados e engloba temas como a divisão da receita dos impostos entre estados, municípios e União; a unificação das alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); a dívida dos estados e o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e fundo de desenvolvimento regional.