Vereadores de Uruguaiana e Libres intervêm por facilidade de migração

A exigência de cartão da Tarjeta de Transito Vecinal ou migração mesmo portando comprovante de encaminhamento para entrada de uruguaianenses em Paso de Los Libres causou transtornos essa semana na fronteira do Brasil com a Argentina. O assunto foi tratado nessa sexta-feira, dia 24 de abril de 2015, entre a Câmara de Uruguaiana, o Conselho Deliberante da Libres e a chefia do controle migratório da aduana.

Os representantes descaram os prejuízos causados ao comércio librenho com a burocracia que dificultou a entrada dos brasileiros e a demora na emissão das carteiras confeccionadas pelo governo federal da Argentina. As autoridades do Legislativo intervieram pela prorrogação da exigência da tarjeta e melhorias na infraestrutura da aduana para possibilitar a agilidade no registro de migração. “Este formato de fiscalização é abusivo, desconsidera a soberania do nosso país e ignora os direitos fronteiriços”, considera a presidente da Câmara de Uruguaiana, vereadora Jussara Osório.

De acordo com os dados pela migração argentina, quatro mil tarjetas já foram entregues, sete estão prontas aguardando a retirada e outras seis mil estão encaminhadas para confecção. Em coletiva de imprensa na Câmara de Uruguaiana foi comunicada a possibilidade de interdição da ponte internacional até que as sugestões dos parlamentares ou alternativas de melhorias sejam executadas.