Vereadores da CPI são advertidos a não externar intenção de voto

O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura supostas irregularidades na organização do carnaval fora de época de Uruguaiana, advertiu todos os parlamentares que integram a comissão a não externar ou antecipar a intenção de voto. A comunicação da advertência foi sugerida pelo vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) diante de fatos ocorridos na semana anterior. Na sexta-feira da semana passada, o presidente da CPI recebeu um requerimento do presidente da Liga das Escolas de Samba de Uruguaiana (Liesu), Jair Rodrigues, solicitando a substituição do vereador Rafael Alves (PSDB). Rodrigues alegou que o vereador Alves teria antecipado o seu voto em entrevistas para rádios locais, violando o princípio constitucional da imparcialidade dos julgadores. Nesta semana, a comissão voltou a se reunir e o requerimento da Liesu foi voto vencido entre os vereadores. A proposta de advertência foi acatada por três parlamentares. O vereador Rafael Alves não votou e o presidente José Clemente Corrêa votou pelo afastamento do vereador Alves.

26 de maio de 2009