Vereadoras constatam falta de anticoncepcionais nos postos de saúde

As vereadoras Liliane Riela (PTB) e Maria do Carmo Machado Victorino (PT), ambas da Comissão de Serviços Municipais, Saúde, Educação e Desenvolvimento Econômico, da Câmara Municipal de Uruguaiana, constaram a falta de anticoncepcionais nas farmácias das unidades de saúde. As vereadoras deram prosseguimento ao trabalho de fiscalização dos postos de saúde do município. A fiscalização começou a ser feita nesta semana e as vereadoras pretendem visitar todas as unidades para elaborar o relatório final da comissão, o qual será apresentado na audiência pública da saúde a ser realizada em novembro.
Na visita aos postos de saúde, a vereadoras encontraram farmácias em que só havia um tipo de medicamento anticoncepcional. Além de falta de médicos ginecologistas e de pediatras em alguns dos postos, a vereadoras também se depararam com as reclamações dos moradores sobre o horário para a retirada de fichas.
– Nos preocupa esta situação porque o secretário municipal de Saúde esteve no plenário da Câmara de Vereadores para afirmar que não estavam faltando medicamentos nas farmácias dos postos – comentou a vereadora Maria do Carmo.
O relatório das vereadoras também deverá apontar pontos positivos como o atendimento dentário que está sendo realizado no posto 7, onde está instalado o Programa de Saúde da Família 2. O programa Preservação do Molar dos 6 Anos atende 602 alunos da Escola Moacyr Ramos Martins e tem obtido resultados excelentes. Além disso, o posto adotou um programa de auto-estima para adultos com a recuperação dos dentes anteriores da boca. O dentista Áureo Pereira, responsável pelos programas de saúde bucal, informou que na comunidade o percentual de perda de dentes pela cárie é de apenas 2%.

27 de outubro de 2006