Vereadora repudia autoritarismo da comissão organizadora dos desfiles cívicos

Nesta quinta-feira, ao falar na tribuna da Câmara Municipal de Uruguaiana, a vereadora Maria do Carmo Victorino (PT) repudiou, com veemência, a nova determinação da comissão organizadora dos desfiles de 7 de setembro. A comissão vetou qualquer tipo de manifestação política dos alunos das escolas públicas estaduais e municipais durante o desfile que festeja o Dia da Independência do Brasil. “Pela primeira vez, em 30 anos de magistério, vejo uma orientação deste tipo. É o retorno do autoritarismo”, disse a vereadora.
A parlamentar municipal qualificou a determinação de “autoritária” e considerou uma afronta ao lema deste ano, que apregoa valores como “Educação, Trabalho e Dignidade”. Segundo ela, as direções das escolas públicas de Uruguaiana estão preocupadas com a determinação, visto que já foram comunicadas de que, em caso de descumprimento, serão advertidas em público pela comissão organizadora, por meio do sistema de som da avenida Presidente Vargas. “Que educação é esta em que os alunos não podem apresentar faixas e cartazes, manifestando suas opiniões sobre o país em que vivem”, destacou.

23 de agosto de 2007