Vereadora pede estudo de alternativa para usina termoelétrica

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira, o requerimento da vereadora Josefina Soares (PSDB), que será encaminhado ao deputado federal Claudio Diaz (PSDB/RS), para que gestione junto à direção da empresa termoelétrica da AES, em Uruguaiana, a realização de um estudo técnico sobre a viabilidade de utilizar uma fonte de combustível renovável alternativa ao gás natural argentino para a produção de energia elétrica. A vereadora lembra que já há estudos técnicos sendo desenvolvidos pelas universidades, avaliando a possibilidade de utilização da casca do arroz para a produção de energia. O resíduo é abundante na Fronteira Oeste do Estado e não é aproveitado economicamente, podendo servir de biomassa para a queima e produção de energia elétrica. A vereadora menciona o exemplo da Usina Termoelétrica de Juiz de Fora, que a partir de dezembro, irá produzir energia elétrica com a queima de gás e com a queima de álcool.

30 de junho de 2009