Vereadora Josefina Soares indica projeto de lei ao prefeito Felice

A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (06/10/2009), a indicação de um projeto de lei ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice (PSDB). O projeto, denominado Remédio em Casa, de autoria da vereadora Josefina Soares (PSDB), trata da entrega a domicílio dos medicamentos. O projeto sugere a facilitação na entrega de remédios para várias pessoas que precisam de medicamentos de uso contínuo. Segundo a vereadora Josefina Soares (PSDB), o projeto consiste na entrega domiciliar de remédios a idosos, portadores de deficiência física, cadeirantes, portadores de doenças crônicas e portadoras de HIV, que estejam devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Saúde.

A vereadora explica que o projeto poderá oferecer maior conforto a esses pacientes, poupando-os de despesas de deslocamento, transtornos e riscos à saúde. Para efetuar as entregas, a vereadora sugere a parceria com os Correios, pela confiabilidade da instituição. Josefina acredita que este sistema também poderá trazer maior controle sobre a quantidade de remédios que são distribuídos, pois os pacientes estarão cadastrados e deverão assinar o aviso de recebimento dos medicamentos, o que vai auxiliar no planejamento das compras.

A vereadora Josefina destaca uma iniciativa semelhante será adotada pelo Governo do Estado. A Secretaria Estadual de Saúde irá oferecer, em todo Estado, aos usuários idosos do Sistema Único de Saúde (SUS) a possibilidade de receber medicamentos excepcionais e especiais em seus domicílios. A partir do dia 1º de outubro, serão beneficiados no Rio Grande do Sul cerca de 24 mil pacientes do SUS que precisam de tratamentos para doenças como Alzheimer, Parkinson, osteoporose, glaucoma, depressão e hiperplasia de próstata.