Vereadora apresenta projeto para instituir carnaval em dois dias

A vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB) apresentou, na sessão ordinária desta terça-feira (13/02), um polêmico projeto de lei que trata do carnaval de rua de Uruguaiana. A proposta da legisladora é instituir em apenas dois dias o carnaval. Para a vereadora, a proposta representaria uma melhor organização da festa popular no município. Segundo ela, o Carnaval Fora de Época 2007 registrou bom público apenas durante as duas últimas noites da programação, além de atrasos exagerados na apresentação das escolas de samba, tornando-se cansativo. Alfonsina também pondera que os preços elevados dos camarotes afastaram o “povão” da avenida.
– É um projeto polêmico, tenho consciência disso – disse.
O projeto poderá ensejar a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para debater amplamente o assunto. A parlamentar Liliane Riela (PTB) sugeriu a realização da audiência para ouvir as entidades carnavalescas como forma de contribuir com o projeto. A proposta da audiência também tem o apoio do vereador Rogério de Moraes (PT), que, ao contrário da vereadora Alfonsina, sugere a ampliação do carnaval de rua. O presidente da Câmara Municipal, Francisco Barbará (PTB), destacou a importância do projeto apresentado pela vereadora e acredita que é preciso debater o acesso dos pobres ao carnaval de rua. “O carnaval exclui, é elitizado e para quem toma champagne, não permitindo que as pessoas pobres participem e acompanhem os desfiles”, declarou Barbará.

14 de março de 2007