Vereador solicita ampliação do número de visitadores para o PIM de Uruguaiana

A Câmara Municipal aprovou o requerimento do vereador Rafael Alves (PSDB) no qual solicita ao secretário de Saúde do Estado, Osmar Terra, a ampliação do programa Primeira Infância Melhor (PIM) em Uruguaiana. O parlamentar solicita a contratação de outros 50 visitadores para atuar nos bairros da cidade junto às famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa PIM foi concebido originalmente em Cuba e está sendo aplicado em todo o Estado para orientar as famílias a promover o desenvolvimento integral das crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

Em Uruguaiana, o programa PIM é desenvolvido pelas secretarias municipais de Ação Social, Educação e Saúde e atende 1.250 famílias que são assistidas, semanalmente, por 50 visitadores. Os visitadores acompanham o desenvolvimento de 800 crianças e de 40 gestantes. O programa é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e os municípios gaúchos, com repasse de recursos estaduais. Na cidade, o PIM atende apenas 4,98% da população de crianças. “O requerimento busca aumentar o número de visitadores em mais 50. O retorno social deste programa a médio e longo prazo é extremamente positivo”, disse Alves.

Nesta semana, a coordenadora municipal do PIM, Maria da Graça Corrêa, comentou aos vereadores que o programa está inserido em uma política pública que objetiva prevenir problemas futuros como a repetência escolar, a gravidez na adolescência, o consumo de drogas e os casos de violência doméstica. “O PIM ensina a família a amar os seus filhos e estas famílias bem orientadas evitarão problemas sociais futuros”, relatou a coordenadora.

10 de setembro de 2009