Vereador Moraes pede instalação de posto de informação sobre a Gripe H1N1 na ponte internacional

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou, nesta quinta-feira, um requerimento de autoria do vereador Rogério de Moraes (PSDB), que será encaminhado ao prefeito José Francisco Sanchotene Felice, solicitando a instalação de um posto de informação sobre a gripe A, na cabeceira da ponte intenacional em virtude dos milhares de casos já registrados no país vizinho.

Segundo o vereador Moraes, o posto contaria com profissionais habilitados para dar informações sobre a Gripe H1N1 às pessoas que ingressam ou regressam da Argentina. “Além de informar, os profissionais que atuariam nesse posto poderiam executar procedimentos cabíveis e encaminhar possíveis casos aos setores competentes, inclusive cadastrar todas as pessoas que se deslocam ao país vizinho”, comentou.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a pandemia do vírus H1N1 em 11 de junho passado. Comumente chamada de gripe suína, o vírus é também chamado de Influenza A (H1N1). O vírus já circula por mais de 120 países, especialmente no hemisfério sul por causa da estação do inverno. No mundo inteiro, mais de 98 mil casos têm sido documentados, com 440 mortes registradas pela OMS. Na América do Sul, a Argentina e o Chile são os países com maior número de casos de pessoas que desenvolveram sintomas da gripe H1N1.

Nesta quinta-feira, o vice-presidente do Sindimercosul, Jorge Frizzo, apoiou o pedido do vereador Moraes. A convite da Câmara Municipal, Frizzo manifestou, na tribuna do parlamento local, a preocupação do setor de transporte internacional com a expansão da gripe H1N1. Frizzo ressaltou que a falta de um local específico para o atendimento imediato dos caminhoneiros que regressam da Argentina com sintomas de gripe é uma das maiores preocupações da entidade no momento. “A Mercovia, em São Borja, já dispõe de um profissional técnico da Anvisa para fazer diversas palestras de orientação aos caminhoneiros, todos os dias, e para encaminhar casos suspeitos para os locais de atendimento imediato. Em Uruguaiana, o Porto Seco não dispõe deste serviço”, disse. Frizzo comentou que, se um caminhoneiro com sintomas de gripe A chegar ao município, ele terá esperar horas na fila do pronto-socorro por não ter um pronto atendimento aos motoristas no Porto Seco de Uruguaiana.

9 de julho de 2009