Vereador Alfeu Freitas (PTB) destaca atendimento feito pelo CAPS Uruguaiana

O vice-presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereador Alfeu Freitas (PTB), destacou, na sessão ordinária desta terça-feira, o atendimento prestado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). O CAPS iniciou suas atividades em outubro de 2002 e hoje atende mensalmente 340 portadores de sofrimento psíquico grave e diariamente 120 pessoas portadoras de sofrimento psíquico leve e moderado, sendo considerado uma referência nacional pelo Ministério da Saúde. A sessão ordinária contou com a presença de oito portadores de sofrimento psíquico, assistidos pela servidora Aliete Machado.
– Comecei a participar desta luta em prol da reforma psiquiátrica em 2002, e não vemos portadores de sofrimento psíquico circulando pelas ruas sem atendimento. Aprovamos, em 2006, a lei municipal do passe livre para os acompanhantes dos usuários. Hoje, o CAPS é uma referência nacional, mas precisamos avançar ainda mais – disse o vereador.
O vereador destacou o avanço da legislação municipal para beneficiar os usuários do CAPS. Freitas lembrou da aprovação da lei de sua autoria que concede o passe livre para os acompanhantes dos usuários do atendimento no ano passado. O vereador, porém, observa que há prioridades no aperfeiçoamento do serviço de saúde mental do município. Entre as prioridades, Freitas enumera a ampliação da oferta de serviços para atender demandas específicas como a criação do CAPS Infantil para atendimento de crianças e a criação da residência terapêutica para acolher os pacientes que não possuem residência.
Freitas incentivou a criação do CAPS, em 2002, quando era o então secretário municipal de Saúde na administração do ex-prefeito Neíto Bonotto. Passadas três administrações municipais, o CAPS mantém suas atividades com 24 funcionários lotados na unidade de atendimento. Atualmente, o CAPS oferece aos usuários oficinas terapêuticas, oficinas geradoras de renda, oficinas culturais, atividades físicas, atividades de suporte social, acompanhamento de usuários e tratamento medicamentoso.

26 de março de 2007