Verbas para desenvolvimento do Mais Educação são questionadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana solicita à bancada gaúcha na Câmara Federal e no Senado que busque informações quanto ao repasse das verbas às escolas do programa Mais Educação. O requerimento de autoria do vereador Ronnie Mello (PP) aprovado nesta quinta-feira, dia 9 de abril de 2015, aponta o relato de escolas que não receberam os valores do Ministério da Educação destinados ao financiamento da jornada de tempo integral nas escolas públicas.

De acordo com o vereador, os diretores de escolas manifestam preocupação com a continuidade das ações do programa que envolve estudantes nas instituições de ensino em tempo integral nas atividades de acompanhamento pedagógico, esporte, cultura, promoção da saúde e comunicação, entre outras. O atraso é recorrente desde o segundo semestre de 2014.

Em Uruguaiana, 22 escolas da rede estadual de ensino estão cadastradas no programa. Destas, sete reiniciaram as atividades este ano em razão da reprogramação, organizada pelas gestões, dos valores recebidos no exercício financeiro anterior. As demais escolas aguardam os repasses para prosseguir as ações que envolvem investimentos com monitores, materiais didáticos, entre outros.

Na rede municipal de ensino, apenas a Escola do Complexo Escolar Elvira Ceratti aderiu ao programa para iniciar as atividades em março e também está na expectativa pelo encaminhamento federal.