Uruguaiana inaugura Centro Integrado de Operações de Segurança Pública

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi inaugurado, nesta sexta-feira (20/10), às 17h, na sede da 1ª Delegacia de Polícia. Participaram do evento o Prefeito Municipal de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Rogério de Moraes (PT), o diretor do Departamento de Relações Institucionais (DRI) da Secretaria de Justiça e Segurança (SJS), tenente-coronel João Carlos Trindade, a uruguaianense, Silvana Canuto Medeiros, diretora do Departamento de Estrangeiros da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), e demais autoridades civis e militares.
O Ciosp de Uruguaiana terá como objetivo o combate à criminalidade na região da Fronteira, por meio da integração operacional entre os órgãos de segurança pública, com o implemento de tecnologias de informação e telecomunicações. Sua localização estratégica deve-se ao intenso fluxo de pessoas e veículos que ingressam no território nacional pela região. A implantação do Centro Integrado, em Uruguaiana, está dentro do Projeto Fronteiras – convênio firmado em 2002, entre a União e o Estado do Rio Grande do Sul para a integração operacional entre os órgãos de segurança estaduais, as polícias Federal e Rodoviária Federal, para combater a criminalidade nas zonas fronteiriças do Rio Grande do Sul, em especial em Santana do Livramento e Uruguaiana. O montante de recursos orçamentários e financeiros investidos no projeto foi o valor de R$ 5 milhões.
O projeto possibilitará a integração por meio de centrais de atendimento e despacho de ocorrências pela Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, entre outras instituições. Com esta inauguração, o cidadão uruguaianense poderá usufruir de um serviço de atendimento a ocorrências mais eficiente. O Centro contará com quatro posições de atendimento telefônico e três posições de despacho de ocorrências, além de um efetivo formado pelo chefe de equipe, supervisores e técnicos que estarão 24 horas à disposição da comunidade para o pronto atendimento de situações emergenciais. Os atendimentos seguem pelos telefones 190, 193 e 197.

20 de outubro de 2006