UPA apresenta números ao Legislativo

Próxima de completar um ano de atividades em Uruguaiana, a Associação Beneficente Silvio Scopel, responsável pelo gerenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Zilda Arns, utilizou o espaço da tribuna livre na terça-feira, dia 21 de agosto de 2018. Por solicitação da vereadora Suzana Alves (PRB), o representante da Silvio Scopel, Piraju Nicola, explanou sobre o funcionamento da instituição e o trabalho em Uruguaiana.

De setembro de 2017 a agosto de 2018, foram atendidos 55. 949 mil pacientes, na média entre 4 e 5 mil atendimentos mês. O dado superou a expectativa de assistência em 55%. Categorizados em faixa etária, foram atendidos 3.747 adolescentes, 35.077 adultos e 13.147 crianças.

A UPA segue a classificação de risco do Ministério da Saúde que dispõe de cinco cores para acolhimento em acordo com a gravidade do paciente e seu possível tempo de espera. Conforme apresentado, configura-se a unidade de pronto atendimento com serviços na área vermelha com estabilização e atendimento prioritário aos pacientes que correm risco de morte. Destaca-se, na totalidade, 58% dos atendimentos na área azul que significa não urgência, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência.

“Nosso expertise é gestão de dinheiro público, de forma honesta, idônea e ímpar, imprimindo qualidade primava no Sus. Não temos funcionários, temos parceiros.”, afirmou Nicola.

Na oportunidade, foi anunciada a realização do projeto “Nossa UPA: o melhor da nossa saúde passa pela educação”. O objetivo é trabalhar de forma didática e pedagógica, com crianças de 6 a 9 anos, as informações e o conhecimento sobre saúde, para que essas levam ao lar o entendimento do sistema.

A Secretária Municipal de Saúde, Thais Aramburu, participou do momento e frisou a UPA como grande ganho para a saúde de Uruguaiana. Também expôs que o contrato com a Silvio Scopel encerra dia 25. Haverá chamamento público e os envelopes com propostas serão abertos no dia 11 de setembro, acrescentando um médico e o plantão odontológico.