Unipampa realiza aula inaugural em Uruguaiana

Autoridades municipais, professores, servidores e acadêmicos participaram, na tarde de ontem (20/10), da aula inaugural da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A solenidade ocorreu no auditório central da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiur), sede provisória da mais nova universidade pública brasileira.
O tema da aula foi a expansão do ensino superior público federal no Brasil, proferida pelo vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Martins Müller. Na ocasião, o professor ressaltou que a Unipampa será a primeira universidade federal multicampi de todo o país.
Mencionou ele que serão 20 milhões em recursos repassados para os vinte e três cursos distribuídos em sete cidades (Frederico Whestfalen, Palmeira das Missões, São Borja, São Gabriel, Alegrete, Itaqui e Uruguaiana) no período de nove meses. Müller falou sobre os desafios que os alunos terão de enfrentar no momento, pois as instalações são provisórias, os livros ainda estão em licitação e as obras seguirão por mais 6 meses. “Pioneirismo se faz com criatividade e boa vontade. Viemos para somar esforços na região”, enfatizou.
O professor parabenizou o esforço da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal para que a Unipampa tivesse um campus no município. Agradeceu o apoio do Prefeito José Francisco Sanchotene Felice e o trabalho do Presidente da Câmara, Vereador Rogério de Moraes (PT), na aprovação das leis e convênios para a instalação da Unipampa na cidade.
Foram empossadas na cerimônia, a Diretora Rosana Glock e a Vice-Diretora Karen Moraes do Centro de Ciências da Saúde da Unipampa. Uruguaiana oferece os cursos de Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem. Este ano, as provas do vestibular serão descentralizadas: cada candidato poderá escolher, no momento da inscrição, entre uma das sete cidades onde o concurso da UFSM e Unipampa será aplicado (Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen, Alegrete, Itaqui, São Borja, São Gabriel ou Uruguaiana). As inscrições para o vestibular de 2007 iniciaram no dia 16/10 e estarão abertas até 30/11.

20 de outubro de 2006