Unipampa criará cursos de licenciatura em seus campi

A reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e membro do Conselho Federal de Educação, professora Maria Beatriz Luce, frisou, diversas vezes, na tarde desta terça-feira (08/09), que cursos de licenciatura para formação de professores estão sendo criados pela universidade pública para atender as necessidades da região. Para 2010, o Campus de Uruguaiana oferecerá o novo curso de licenciatura em Ciências da Natureza, formando professores para atuar em ensino fundamental e em ensino médio, com capacitação em química, física e biologia.

Luce esteve reunida com vereadores e professores na Câmara Municipal de Uruguaiana para buscar alternativas à crise que se instalou no município desde o anúncio de fechamento definitivo da PUC e, por consequência, o fim da oferta dos cursos de formação da área de Educação. Para o promotor de Justiça Cláudio Mello, a crise poderá representar um “risco civilizatório” para a cidade, em virtude do “vácuo” na formação de professores. “A crise vai resultar no regresso, no recúo, para Uruguaiana, em sua formação civilizatória”, declarou Mello.

Enquanto alunos dos cursos da Unipampa protestavam, em frenta à Câmara Municipal, contra a falta de professores e de material para as aulas práticas, a reitora Maria Beatriz Luce sugeria aos vereadores e educadores a criação de um grupo de trabalho para avaliar as necessidades do município em termos de formação de professores. “A formação do magistério é estratégica para o Ministério da Educação e é uma obrigação de todas as universidades federais. Vamos ter mais licenciaturas nos campus da Unipampa, mas estes cursos de licenciatura serão criados a partir da base de conhecimento que cada Campus da Unipampa tem a oferecer, aproveitando laboratórios e a estrutura já existentes”, disse a reitora.

Atualmente, o Campus da Saúde da Unipampa, em Uruguaiana, possui 700 alunos matriculados em seis cursos e 58 docentes em tempo integral. A reitora disse que a falta de professores existe, mas que somente em 2010 poderá ser realizado novo concurso para o preenchimento das 120 vagas para contratação de professores. “Realizamos concurso, mas as vagas não foram preenchidas. Estamos nos socorrendo de professores de outras universidades federais vizinhas para temporariamente suprir a falta de docentes”, destacou. A reitora declarou ainda que os alunos terão a carga horária de aulas cumprida e que nenhum acadêmico receberá aulas de pessoas não qualificadas. Nesta quarta-feira, a reitora permanece em Uruguaiana quando se reunirá com os representantes dos diretórios acadêmicos e com os professores da Unipampa, antes de retornar a Bagé.

8 de setembro de 2009