Unidade da Farmácia Popular do Brasil será inaugurada neste mês

A cidade de Uruguaiana contará com uma unidade da Farmácia Popular do Brasil, em funcionamento, ainda neste mês. Nesta quinta-feira, o assessor técnico do Ministério da Saúde, Alberi Petersen, que coordena a implantação do programa do Governo Federal no Estado, anunciou, na Câmara Municipal, a inauguração da unidade para os próximos dias. Com a unidade de Uruguaiana, o Estado passará a contar com 21 unidades em funcionamento.
A Farmácia Popular comercializará 92 itens de medicamentos por preços até 90% mais baratos do que o das farmácias privadas. Os medicamentos serão vendidos mediante apresentação de receituário médico e odontológico para pessoas que consultaram na rede privada ou pública de assistência de saúde. O programa federal é uma alternativa para os usuários das redes privadas de saúde que passarão a ter acesso a medicamentos mais baratos, produzidos pela Fundação Osvaldo Cruz. O programa está sendo implantado em municípios com população acima de 70 mil pessoas.
Para o município de Uruguaiana, o Ministério da Saúde repassou R$ 50 mil, usados na reforma do prédio, e auxiliará a prefeitura com R$ 10 mil mensais no pagamento de despesas com pessoal, aluguel, luz e telefone da Farmácia Popular.
Petersen disse que a previsão inicial para implantação e funcionamento do projeto era para dezembro do ano passado, mas que devido a atrasos no cronograma de execução o início das atividades estava garantido para o final do mês de agosto deste ano.
– A execução do projeto está atrasada, mas não é uma situação exclusiva de Uruguaiana. Outros municípios também estão nesta situação – disse.
No Estado, há 20 municípios com unidades de Farmácias Populares do Brasil. A cidade de Porto Alegre e Campo Grande são as duas únicas capitais brasileiras que ainda não possuem unidades da Farmácia Popular do Brasil.

2 de agosto de 2007