Última sessão teve tradução em Libras

A Câmara Municipal realizou a última sessão ordinária desta legislatura, dia 22 de dezembro de 2020, com tradução na Língua Brasileira de Sinal. Através de solicitação da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes, com apoio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a transmissão ao vivo pela página oficial do Legislativo no Facebook, foi traduzida pelo intérprete de Libras Vinicius de Abreu.

A ação de caráter experimental registra a intenção da gestão 2020 em tornar o ato permanente, valorizando a importância da acessibilidade e inclusão no município. Projeto de Resolução tramita na Casa Legislativa a ser analisado pelos vereadores no próximo ano que determina a presença de intérprete de LIBRAS nas sessões plenárias.

“Estamos encerrando a Legislatura e o nosso ano na presidência da Câmara Municipal. Ano desafiador e, como sempre, de trabalho pela acessibilidade”, salienta Irani. Também foram pontuadas outras matérias nesse tema como sugestão de Projeto de Lei que dispõe sobre o ensino de LIBRAS nas escolas do Sistema Municipal de Ensino; instituição de Programa Central de Intérpretes da LIBRAS e de Guias Intérpretes para Pessoas com Deficiências Auditivas, Surdas e Surdocegas; e projeto que cria projetos esportivos, culturais, sociais, de lazer e etc, para pessoas com deficiência pelas entidades que recebem recursos públicos pelo Município.

Na oportunidade, também foi realizada homenagem pela Casa Legislativa e pelo Partido Progressistas à vereadora Josefina Soares e ao vereador Fernando Tarragó que encerram as atividades como parlamentares após sete e seis mandatos respectivamente.