ULFRO propõe implantação de trem turístico do Mercosul

Um passeio ferroviário pelos municípios da Fronteira Oeste do Estado, com partida na estação férrea de Rivera (Uruguai) e chegada na estação férrea de Paso de Los Libres (Argentina), é um dos projetos que a União dos Legislativos da Fronteira Oeste (ULFRO) busca implantar na região. O trem turístico do Mercosul é um dos projetos que entidade pretende levar ao governo federal para incentivar o turismo na tríplice fronteira.
A proposta é de que o trem proporcione aos turistas um passeio a partir da fronteira Brasil/Uruguai até chegar na fronteira Brasil/Argentina, revelando as paisagens do pampa gaúcho. A idéia dos vereadores da Ulfro é de que uma locomotiva Maria-Fumaça, com seis vagões acoplados, percorra o trecho com paradas para visitação aos pontos turísticos de cada município. Uma das paradas oportunizaria, por exemplo, a degustação de vinhos no distrito de Palomas, no interior de Santana do Livramento. Outra parada proporcionaria caminhadas sobre as areias brancas do Rio Santa Maria, próximo a maior ponte ferroviária do Estado, no interior de Cacequi.
Segundo o presidente da ULFRO, vereador Mário Augusto Teixeira de Sousa, as discussões estão avançando e uma comissão de vereadores já foi formada para encaminhar as negociações com os ministérios de Infraestrutura de Transportes e do Turismo. A próxima etapa será envolver os deputados estaduais no projeto. Uma audiência pública será solicitada pelos vereadores da Ulfro para apresentar a proposta na Assembléia Legislativa do Estado.
– A Ulfro se empenhou na reativação comercial do ramal ferroviário Cacequi-Santana do Livramento, e agora vamos lutar pela implantação deste projeto turístico. Outras regiões implantaram projetos semelhantes e tiveram êxito, como é o caso da Serra Gaúcha. Nós também teremos, porque o maior símbolo do Rio Grande do Sul que é o pampa gaúcho está em nossa região – disse.
Conforme o vereador, o Ministério do Turismo possui recursos para desenvolver projetos regionais como o trem turístico do Mercosul. Além disso, há fundos disponíveis para aplicação em projetos de desenvolvimento integrado entre os países integrantes do Mercosul. O tema do trem turístico do Mercosul foi debatido na Câmara de Vereadores de Uruguaiana nesta segunda-feira (20/08).

20 de agosto de 2007