Ulfro debaterá produção de biocombustíveis a partir do arroz

A União dos Legislativos da Fronteira Oeste (Ulfro) promove, na próxima quinta e sexta-feira (26 e 27/07), no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, o primeiro encontro de vereadores de municípios da fronteira para discutir temas relativos ao desenvolvimento regional. Um dos destaques da programação será a presença do economista Felipe Petterle, responsável pelo projeto de implantação de biorefinarias a partir dos subprodutos da indústria do arroz.

A palestra de Petterle será realizada na tarde de sexta-feira, às 14 horas. Petterle propõe a utilização do arroz quebrado para a produção de álcool. O projeto coordenado pelo economista é o primeiro passo para viabilizar e concluir os estudos com propostas para implantação de lavouras de arroz voltadas para produção de biocombustíveis. O estudo é uma nova alternativa para o setor orizícola.
Além do projeto de biorefinarias, a Ulfro também vai discutir outros temas como a exigência do seguro internacional Carta Verde e os programas estaduais de tecnologia e inovação, além do modelo de saúde pública que a 10ª Coordenadoria Regional de Saúde está desenvolvendo na região.
O vereador Mauro Brum, de Uruguaiana, destaca o esforço da Ulfro em reunir importantes palestrantes para um único evento. Além do presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Frederico Antunes, também confirmaram presença o deputado estadual Rossano Gonçalves, presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa, o deputado estadual Pedro Westphalen, secretário estadual da Ciência e Tecnologia, e o ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Hélio Saul Mileski.
– Esperamos estar recebendo vereadores dos 13 municípios da região, lideranças que representam diversos segmentos empresariais e a população interessada em debater o desenvolvimento regional e a geração de empregos. Será um evento importante para todos – disse Brum.
A programação da Ulfro terá início na manhã de quinta-feira (26/07), a partir das 9h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana. O evento será presidido pelo vereador Mário Augusto Teixeira de Sousa, eleito e empossado recentemente para o cargo de presidente da Ulfro.

1º Encontro da União dos Legislativos da Fronteira Oeste
Local: Câmara Municipal de Uruguaiana
Quinta-feira:
10h – “Questões de Fronteira” – Palestra com o deputado estadual Rossano Gonçalves, presidente da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa.
14h 30min – “Ações do Estado com programas de tecnologia e inovações” – Palesta com o deputado estadual e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Pedro Westphalen.
15h 30min – “Ensino à distância” – Palestra com os diretores do IESDE-Brasil.

Sexta-feira:
9h 30min – Relacionamento dos Tribunais de Contas com as Câmaras de Vereadores – Palestra com o ex-presidente do TCE, Hélio Saul Mileski.
14h – “Projeto biorefinarias a partir do arroz” – Palestra com economista Felipe Petterle e com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado estadual Frederico Antunes.
16h 30min – “Pacto para a Saúde” – Palestra com o coordenador da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, Celeni Viana.

23 de julho de 2007