TVE em Uruguaiana tramita no Ministério das Comunicações

O funcionamento do sinal do canal aberto da Fundação Piratini (TVE) em Uruguaiana foi tratado na Câmara Municipal com a presença do Chefe de Divisão na Diretoria de Tecnologia e Engenharia, Cianus Luiz Colossi, na última quinta-feira, dia 5 de março de 2015. O requerimento do vereador Irani Fernandes (PP) visou buscar informações sobre a expectativa da emissora pública para abranger o município.

O representando expor a respeito da dificuldade técnica para a transmissão no município. Há interferência mútua nos sinais da TVE e da empresa OI. Colossi relatou a experiência em 2013, quando o sinal de telefonia no município de Quaraí foi interrompido após

o início da transmissão em Uruguaiana. “Há superlotação de equipamentos, tornando inviável a qualidade de sinal”, sinalizou.A previsão de conversão dos sinais analógicos em digitais é para 2018. Segundo Colossi, há processo no Ministério das Comunicações desde 2013 para autorizar a liberação da TVE prestar o serviço em Uruguaiana e outras cidades do Rio Grande do Sul. A TVE, emissora pública, tem compromisso com a transferência de conhecimento, incentivo a participação popular e acesso à informação, educação e cultura.