TRT encaminha próximas ações para conciliação do endividamento

A agenda preparatória do encontro de conciliação sobre o endividamento municipal solicitada pelo Poder Legislativo ao Tribunal Regional do Trabalho foi tratada nesta quinta-feira, dia 27 de agosto de 2015, em Uruguaiana. O juiz auxiliar de conciliação de precatórios, Marcelo Bergmann Hentschke, foi recebido na Câmara Municipal pela presidente, vereadora Jussara Osório e vice-presidente, Egídio Carvalho.

IMG_8186

Na oportunidade, a autoridade do judiciário esclareceu a situação atual da dívida inscrita em precatórios do município e o trabalho realizado em Uruguaiana, por sugestão do Legislativo em reunir sindicatos, Ordem dos Advogados e Poder Executivo para buscar uma nova abordagem para a solução do endividamento.

O juiz manifestou a preocupação com o acúmulo da dívida municipal e anunciou que as entidades envolvidas adiantaram boa vontade para a negociação no momento da audiência conciliatória. “A mediação pedida pelo Legislativo é a última oportunidade do município apresentar propostas e trabalhar alternativas, aproveitando que é interesse de todos”, afirmou Hentschke.

Durante o encontro, o juiz estimou que em dezembro a dívida seja de cerca de 90 milhões, situação que pode inviabilizar a gestão do município. A audiência de mediação será na sede do Tribunal no dia 4 de setembro. A presidente Jussara frisou o empenho do Legislativo pela conciliação. “Esperamos reciprocidade do Poder Executivo para minimizar este problema que está previsto e eminente”, afirmou.

IMG_8209