Três mil crianças sem acesso à educação infantil em Uruguaiana

A audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana, na manhã desta quarta-feira, para ouvir as demandas da população do município e incluir emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) encerrou-se com a sensação de que um grave problema ocorre no município. Cerca de três mil crianças em idade de freqüentar a educação infantil estão sem acesso ao sistema das escolas municipais. A informação foi transmitida por parlamentar, durante a sessão.
A falta de escolas de educação infantil (antigas creches) na maior parte das vilas de Uruguaiana foi um tema de consenso entre todos os participantes que se manifestaram na audiência. A demanda por creches foi o ponto comum para os representantes das associações de moradores da União das Vilas, Nova Esperança, São Cristóvão, Promorar e Proficar. O presidente da Associação de Moradores dos Bairros Promorar e Proficar, Edgar Sales do Prado, disse que há famílias esperando há três anos por vagas nas creches mais próximas.
– Temos 15 mil moradores nos bairros que formam a União das Vilas e a demanda por creches é preocupante. A única creche existente para estas comunidades não atende a demanda. A falta de creche para nossos filhos, além de ser um problema para a educação infantil, é um problema que interfere diretamente na renda das famílias. Mães jovens não podem sair de casa para trabalhar por falta de creche. Mães jovens não podem estudar porque não podem deixar os filhos em casa. As vagas em outras creches distantes não resolvem o problema, porque os gastos com passagens de ônibus aumentam e inviabilizam esta alternativa – disse.
A vereadora informou que as bolsas educação oferecidas pelo poder executivo não resolvem o problema e que a solução é criação de escolas de educação infantil (creches) nos bairros onde há demanda.
– Três mil crianças de Uruguaiana estão fora do acesso à educação infantil no município. Vamos acrescentar emendas no orçamento de 2007, tendo em vista esta realidade – disse a legisladora.

Outros temas
Outros três temas que pontuaram as reivindicações da comunidade foram a inexistência de pavimentação, a carência de áreas de lazer e a falta de saneamento básico nos bairros da periferia da cidade. Moradores pediram que seja incluída como meta, para o próximo ano, a pavimentação e o saneamento das ruas. Segundo os moradores, os problemas se agravam em dias de chuva quando as ruas ficam tomadas pelo barro e água.
O presidente da Câmara Municipal, ressaltou a presença da comunidade na audiência pública e disse os pleitos serão encaminhados ao presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, para enquadramento das propostas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. Além dos líderes comunitários e dos vereadores,

16 de agosto de 2006