Tratamento desumano na Argentina de caminhoneiros é exposto

Providências urgentes com relação ao tratamento dispensado pelas autoridades argentinas aos motoristas brasileiros do transporte internacional de cargas serão solicitadas pela Câmara Municipal de Uruguaiana. O requerimento de autoria do vereador Clemente Corrêa (PDT) foi apresentado na reunião do dia 25 de agosto de 2020.

A demanda foi denunciada ao parlamentar por trabalhadores que aguardam a liberação dos caminhões no Complejo Terminal de Cargas (COTECAR) e Área de Control Integrado (ACI), em Paso de Los Libres. De acordo com o exposto, o local apresenta péssimas condições nos sanitários, impedindo a higiene básica dos motoristas, e não conta com estrutura mínima para a realização de refeições.

Essas condições são desumanas. Os brasileiros que não residem em Uruguaiana são impedidos de deixar a Argentina e neste final de semana, por exemplo, os banhos eram apenas frios nos locais. Pedimos somente dignidade e respeito”, falou na tribuna o representante da Comissão de Transportistas do Mercosul, Jorge Bachir.

O requerimento relata abuso de autoridade, inclusive com apreensão de aparelhos celulares e detenção de brasileiros que tentam registrar através de imagens e vídeos a situação.

É fundamental e urgente providências sobre essa lamentável condições que esses trabalhadores se encontram. O documento na íntegra será encaminhado à presidência da república, pedindo respeito e observância aos acordos internacionais e aos tratados do Mercosul”, salientou Clemente.

O requerimento é direcionado ao Gabinete da Presidência da República, à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara de Deputados Federais, ao Ministério das Relações Exteriores, à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, do Congresso Nacional, à Comissão Mista Permanente do Mercosul e Assuntos Internacionais, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, e ao Consulado da República Argentina.