Transportadores realizam reunião preparatória na Câmara de Vereadores

Os representantes de entidades ligadas ao setor do transporte internacional de cargas de Uruguaiana e o presidente da Câmara Municipal realizaram, na tarde desta segunda-feira, uma reunião preparatória para as audiências públicas que ocorrerão nas cidades de Porto Alegre e Uruguaiana, nos próximos dias 31 de agosto e 4 de setembro, respectivamente.
As duas audiências públicas serão coordenadas pela Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa e debaterão a recente medida adotada pelo governo argentino de elevar em 100% o preço do óleo diesel para os caminhoneiros brasileiros que trafegam no território argentino. A medida é considerada discriminatória pelos operadores do setor.
Segundo o presidente do poder legislativo municipal, o objetivo será debater pontos que necessitam ser alterados nos acordos do Mercosul para que haja tratamento igualitário entre os caminhoneiros argentinos e brasileiros. Para discutir o tema são esperados vereadores e representantes de sindicatos e associações ligadas ao transporte internacional de outros municípios da região da Fronteira Oeste. A audiência pública de Uruguaiana será realizada na Câmara Municipal, na manhã de 4 de setembro, e contará com a presença do embaixador Cláudio Lyra, chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul. O primeiro encontro, porém, será realizado em Porto Alegre, na próxima quinta-feira. Representantes das entidades se comprometeram em mobilizar todo o setor de transportes internacionais para apresentar o problema durante a Jornada de Assuntos do Mercosul, promovida pelo Parlamento do Mercosul.

28 de agosto de 2006