Trajetória e conquistas do #FicaEspanhol são relatadas na Câmara

O trabalho desenvolvido para a manutenção da língua espanhola como disciplina obrigatória das escolas do Rio Grande do Sul foi destaque na reunião da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 12 de dezembro de 2019. Por proposição do vereador Irani Fernandes, a professora Lyz Silveira da Silva explanou sobre a batalha contra a retirada da língua espanhola do currículo, apresentou o livro #FicaEspanhol no RS que conta a história dessa caminhada e agradeceu ao Legislativo pelo acompanhamento do pleito.

A obra literária traz 15 artigos de diferentes autores sobre políticas linguísticas, formação de professores, desafios e possibilidades. “Lutamos pela pluralidade linguística no ensino, considerando que o espanhol faz parte da identidade do gaúcho enquanto fronteiriço. Também pelos professores que estavam sendo deslocadas dessa disciplina”, considerou Lyz.

Após a permanência do espanhol na Constituição Estadual, através de emenda aprovada na Assembleia Legislativa em 2018, o movimento segue para observar a execução da norma. Nesse sentido, a Frente Parlamentar #FicaEspanhol foi instaurada para assegurar e fiscalizar o ensino da língua.

Site foi criado como espaço para informar sobre as atividades e receber denúncias de problemas enfrentados nas escolas.

Visite: https://ficaespanholrs.wixsite.com/home