Trabalho e importância do Censo 2022 são detalhados na tribuna

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esteve representado no espaço da tribuna livre da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 23 de agosto de 2022. Por proposição dos vereadores Marcelo Lemos (PDT) e Carlos Delgado (PP), explanou sobre as atividades o coordenador do órgão no município, Francisco Bofil Filho.

A última coleta de dados em Uruguaiana foi há 12 anos, sendo suspenso o último Censo 2020 em razão dos riscos da pandemia de Covid-19. Na ocasião foi salientado como o cidadão identifica os recenseadores, o trabalho realizado desde 1º de agosto e a importância sobre receber e disponibilizar as informações corretas ao IBGE.

“Os dados são importantes para que município tome as decisões sobre a aplicação de recurso e investimentos do Governo Federal conforme a necessidade como saúde, educação e infraestrutura. No final de Censo teremos o retrato socioeconômico do Brasil e direcionaremos corretamente os investimentos conforme o público-alvo”, afirmou Bofil Filho.

Os recenseadores estão uniformizados com boné e colete, além de crachá com QR Code para o morador confirmar sua identidade. A pesquisa é rápida, não sendo preciso a entrada nas residências. O questionário básico tem 26 perguntas e o questionário da amostra tem 77 perguntas, com tempo estimado para respostas de respectivamente de 5 minutos e 25 minutos de entrevista.

Na data de ontem, 54,8% dos setores censitários estão em andamento, com 31.880 pessoas no total 14.996 homens e 16.884 mulheres. O total de unidades visitadas é de 18.796. Há possibilidade de coleta por telefone informado através de notificação recebida nas residências.