Trabalho do Comitê de Gerenciamento do Rio Ibicuí recebe destaque nacional

A 1ª Expedição Ambiental pelo Rio Ibicuí, promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, foi selecionada entre os três melhores trabalhos do país na categoria gestão ambiental e irá concorrer ao prêmio da Agência Nacional das Águas (ANA) deste ano. A entrega da premiação será no auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília, no dia 6 de dezembro.
Um resumo do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Gerenciamento foi apresentado, na manhã desta terça-feira, aos vereadores, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, pelo presidente da entidade, Roberto Basso. Segundo Basso, as atividades realizadas pelo comitê foram destacadas entre 284 trabalhos inscritos de todo o país. O prêmio ANA destaca iniciativas que promovam a implantação de sistemas de gerenciamento de recursos hídricos. A 1ª Expedição Ambiental percorreu 1,5 mil quilômetros em cinco dias para registrar o estágio de preservação dos recursos hídricos. A expedição foi registrada em um audiovisual e o material será apresentado com exclusividade pela TV Câmara Uruguaiana.
O comitê da bacia do Rio Ibicuí abrange 30 municípios da região Oeste do Estado e 340 mil habitantes. A região da bacia hidrográfica é responsável pela produção de 300 mil hectares de arroz. Segundo o presidente do comitê, uma das conquistas da atuação do comitê é o fato de que não existem conflitos relevantes por recursos hídricos em toda a bacia.

28 de novembro de 2006