Trabalho de prevenção ao suicídio é relatado na tribuna

A importância e o funcionamento do Núcleo de Apoio á Vida de Uruguaiana (NAVIU) foram expostos no Parlamento. No espaço da tribuna livre solicitado pelo vereador Carlos Delgado (PP), o presidente da NAVIU, José Alberto Leal, usou a palavra nesta terça-feira, dia 22 de agosto.

O órgão é encarregado pela gerência dos serviços do Centro de Valorização à Vida (CVV) a ser implantado no município. Durante a explanação, foram apresentados dados relacionados à incidência do suicídio. Entre eles que a cada 45 minutos morre uma pessoa do ato no Brasil e 9 em cada 10 casos poderiam ser evitados. “Uruguaiana ostenta o triste título de recordista gaúcha em número de suicídios, sendo registrados 18 casos apenas nesse primeiro semestre”, afirmou Leal.

Também assinalou que em períodos anteriores o maior número no município foi de dez casos ao longo de um ano e frisou que após o início das atividades de divulgação no município não houve mais regostros. “O sistema já recebeu 200 chamadas de Uruguaiana”, considerou.

A respeito do CVV foram relatas as ações da entidade sem fins lucrativos voltada à prevenção do suicídio. “Partimos do princípio que o potencial suicida está no máximo do conflito pessoal e dando oportunidade dele falar pode-se diminuir a pressão que está sentindo. Falar é o melhor remédio”, afirmou Leal.

O atendimento é realizado pelo telefone 188, sem custo e de qualquer telefone, ainda pelo site www.cvv.org.br via chat, skype e e-mail.

Presidente da NAVIU