Trabalho de combate ao Aedes Aegypti é relatado

Dados epidemiológicos e ações de prevenção e combate do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e outras doenças, foram expostos na Câmara Municipal de Uruguaiana. Por proposição da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), a Secretaria Municipal de Saúde fez uso da tribuna livre no dia 11 de fevereiro de 2021.

Do setor de Vigilância Ambiental em Saúde, a médica veterinária, Laura Ilarraz, esclareceu o trabalho desenvolvido no município e a preocupação com a proliferação do mosquito. Conforme dados do Sinan, em dezembro de 2020 392 municípios infestados pelo Aedes aegypti dos 497 do RS, incluindo Uruguaiana. No último ano foram 3.613 casos confirmados de Dengue e seis óbitos.

Estamos no período de maior registro de caso, de novembro a maio. No município ainda não há arboviroses, mas há identificação de vários focos. Os principais tipos de criadouros encontrados são pequenos depósitos móveis como objetos que tem utilidade mas depositam água como vasos de plantas, palos, pneus, lixo, latas de tintas, vasos inutilizados, lonas em casas e construções. Registra-se que 55 Agentes de Controle de Endemias foram nomeados, estando 27 capacitados e nomeados e 28 em capacitação.

O programa de controle inclui levantamento de índice de infestação, educação permanente, visitação em residência e em 130 pontos estratégicos, com criadouros de difícil eliminação como borracharia e cemitério. “A gente não erradica o mosquito, é preciso controlar e manter o índice de infestação mais seguro para que essas doenças graves não aconteçam”, salientou Laura.