Trabalho com população de rua é tratado na Câmara

Na tribuna livre desta quinta-feira, dia 16 de agosto, houve destaque para ações desenvolvidas pelas pessoas em situação de rua e o evento a ser realizado alusivo ao “Dia Nacional de Luta a População de Rua”. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Elton da Rocha, utilizou o espaço por sugestão do vereador Vilson Brites (MDB).

A autoridade relatou o atendimento à população de rua realizado em Uruguaiana, frisando o trabalho da casa de acolhimento de adultos e famílias inaugurado ano passado, na antiga Escola José Francisco Pereira da Silva. Na casa são recebidas diariamente de 20 a 30 pessoas que estariam na rua.

O serviço de acolhimento e cuidado a essas pessoas é realizado em conjunto com a Secretaria de Saúde e Consultório de Rua. “O poder público presta esse atendimento de extrema importância, mas é uma luta de todos. O resgate e a reconstrução da vida de cada um é um processo lento e temos, já, situações de êxito”, salientou Elton.

No evento realizado nesta sexta-feira, dia 17 de agosto, será exposta a forma de trabalho, as regras seguidas e as orientações à comunidade. Também haverá painéis sobre o tema, conforme segue a programação.

Celebração alusiva ao “Dia Nacional de Luta a População de Rua”

Dia 17 de agosto (sexta-feira)

Local: Eustáquio Ormazabal, nº 2590, antiga Escola José Francisco Pereira da Silva.

Programação:

8h30min: Café da Manhã – Apresentação do MusiCaps
Exposição de Estandes dos serviços oferecidos aos usuários

9h: Abertura do evento – Secretário de Desenvolvimento Social e Habitação – Elton da Rocha

9h30min: Painel com psicólogo Marcelo Almeron Vasconcelos “Um olhar ao invisível”

10h15min: Painel com enfermeiro Sérgio Arthur de Castro Júnior “Desafios e políticas a atenção e a saúde da População de Rua”

- Serviço de Acolhimento Adulto – Coordenador Alex Silveira/Psicóloga Carolina Machado

- CAPS AD- Enfermeira Verydiana Peruzzi Comis

- Consultório na Rua – Assistente Social, Priscila Kleinubing Sólis

12h: Almoço – oferecido no local pelo Restaurante Popular

Vamos trabalhar juntos para tirarmos essa população do “invisível” e seu “olhar” é fundamental nesse processo.