Testemunhas confirmam constrangimentos sofridos por família em agência bancária

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal ouviu, na manhã desta segunda-feira (14/06/10), os depoimentos de duas testemunhas que confirmaram o relato de constrangimentos sofridos por uma família no momento de tentar abrir uma conta em uma agência de banco privado da cidade. Os vereadores da comissão, presidida pelo parlamentar José Clemente Corrêa (PT), ouviram os depoimentos de Luciana Pereira, responsável pelos recursos humanos do Hipermercado Big de Uruguaiana, e de Andréia Maia, coordenadora do Programa Jovem Aprendiz do Senac.

As duas testemunhas confirmaram que a família de uma adolescente de 16 anos não conseguiu abrir uma conta bancária em um banco privado por não terem sido aceitos os documentos apresentados pelo pai da jovem. Segundo o relato que foi apresentado pela família, em 31 de maio passado, à Comissão de Direitos Humanos, o gerente do banco recusou os documentos, alegando que as contas não estavam quitadas. A família necessitava abrir a conta corrente para que a adolescente conseguisse o primeiro emprego em um supermercado. A menina foi uma das 150 selecionadas entre 1.100 inscritos para participar do programa.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador José Clemente Corrêa, lamentou que a gerência do banco não tenha comparecido e prestado os esclarecimentos desejados. “Oportunizamos a ampla defesa e o contraditório ao gerente do banco privado. Diante do não comparecimento, vamos relatar o caso ao Ministério Público para que providências sejam tomadas contra o banco”, disse o parlamentar. A adolescente conseguiu ingressar no Programa Jovem Aprendiz ao abrir uma conta bancária em outra agência privada.