Sugestões para serviços funerários são encaminhadas

Na reunião desta terça-feira, dia 1º de setembro de 2020, esteve em pauta sugestões para melhoria do serviço de cortejos fúnebres em Uruguaiana.

            Requerimento e indicações da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes (Progressistas), serão encaminhadas para análise do Poder Executivo.

              Entre os pedidos está realização de estudo de trânsito e, sendo viável, determinação às empresas funerárias que passem a utilizar a rua Adir Mascia durante os cortejos fúnebres. O objetivo da transferência é manter livre a circulação de trânsito e a mobilidade da população dos bairros e comércio local.

              Promoção de campanha de conscientização na mídia e redes sociais para motoristas respeitarem os cortejos fúnebres também será indicada. “É muito comum ver a falta de respeito de algumas pessoas que de maneira irresponsável, cruzam o cortejo interrompendo o fluxo de veículos e tornando o ato um momento de transtornos às pessoas fragilizadas pela perda de um ente querido”, considera Irani.

              O Código de Trânsito Brasileiro, no artigo 205, estabelece que não se deve “ultrapassar veículo em movimento que integre cortejo, préstito, desfile e formações militares, salvo com autorização da autoridade de trânsito ou de seus agentes”. Assim é infração de trânsito por "ação ou omissão impedir (paralisar, impossibilitar) ou perturbar, atrapalhar o cortejo fúnebre, ultrapassando veículos que estejam participando de cortejos fúnebres.

            Na oportunidade, ainda foi apresentada proposta para que o Poder Executivo firme parceria com a iniciativa privada para construção de capelas velatórias junto ao Cemitério Municipal. O ato estimularia uma revitalização da área próxima ao Cemitério, atraindo outros investimentos econômicos, e dando uma solução ao atual problema dos deslocamentos de cortejos fúnebres por dentro da cidade.