Sugerida normatização municipal para portas giratórias nos bancos

O vereador José Clemente da Silva Corrêa (PT) protocolou, junto à Câmara Municipal de Uruguaiana, um ato escrito sugerindo ao Poder Executivo que estabeleça a instalação obrigatória de porta eletrônica giratória de segurança em estabelecimentos bancários. O projeto de indicação propõe que postos e agências bancárias reforcem a segurança de seus trabalhadores e clientes a partir deste equipamento.

As instituições que não cumprirem as novas orientações sobre o acesso destinado ao público estarão sujeitas à multa. O vereador ressalta que a garantia de vida e segurança sobressaem aos constrangimentos relatados por alguns clientes quando são impedidos de entrar nas agências devido ao detector de metais reconhecer perigo em objetos não ameaçadores.

Embora, os bancos possuam esse tipo de equipamento em cumprimento à legislação nacional que dispõe sobre a segurança para estabelecimentos financeiros (Lei n° 7.102/83), para Clemente, sua proposta virá reforçar a exigência no âmbito municipal, possibilitando ao poder público local adotar medidas fiscalizatórias e punitivas para a agência bancária que não cumprir a determinação legal.

16 de fevereiro de 2012