Smic apresenta “Indústria do Conhecimento” ao plenário

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, Vereador Fernando Tarragó (PSDB) requereu a presença do Secretário Municipal da Indústria e Comércio (Smic), Luiz Augusto Schnneider, na sessão ordinária de ontem (31/10), da Câmara Municipal de Uruguaiana, para explanar sobre Projeto de Lei nº 100/06, de autoria do Poder Executivo, que cria a “Indústria do Conhecimento”. A ação faz parte das comemorações alusivas aos 60 anos do Serviço Social da Indústria (Sesi), e tem como principal objetivo incentivar a leitura e a inclusão digital, com o apoio de entidades governamentais e da sociedade civil. O lugar escolhido para a instalação do projeto arquitetônico foi um espaço de 100 metros quadrados dentro do quarteirão da Rodoviária Municipal, o que causou polêmica no plenário.
Os vereadores, presentes na sessão, elogiaram o empreendimento do Sesi, porém entenderam que o terminal rodoviário não é o local mais adequado para a construção da Indústria do Conhecimento. Os parlamentares alegaram que, naquela região, ocorre um fluxo intenso de ônibus, o que atrapalharia a concentração dos futuros alunos, e também que a obra proposta pela entidade estragaria uma importante área verde da cidade. O secretário afirmou que estudos foram feitos para eleger um lugar ideal para o projeto, e que não há possibilidade de alteração desta escolha .
– A Rodoviária de Uruguaiana é um lugar que oferece tranquilidade, reiterou Schnneider.
Somente quatro municípios no Estado receberão esta franquia: Uruguaiana, Alvorada, Nova Hartz e Viamão. Após 10 anos da instalação, o Sesi doa integralmente a estrutura para o município. O projeto está tramitando nas comissões para emissão de pareceres. Após, será feita votação no plenário da Câmara Municipal.

1 de novembro de 2006