Situação da saúde no município é discutida em audiência pública

A necessidade de melhores salários para os médicos que atendem na rede pública de Uruguaiana, a maior participação da comunidade no controle social dos investimentos em saúde e a qualificação dos atendimentos prestados nas unidades sanitárias foram algumas das conclusões dos participantes da audiência pública que discutiu a saúde no município de Uruguaiana. A audiência contou com a presença de vereadores, do secretário municipal de Saúde, José Argemi Filho, da deputada estadual eleita Estela Farias (PT), e do presidente da Comissão Gestora da Santa Casa de Uruguaiana, Luiz Augusto Schneider. Moradores, agentes comunitários de saúde e estudantes também participaram do debate.
Os problemas da saúde pública em Uruguaiana foram retratados num documentário com 23 minutos de duração. O documentário foi apresentado no plenário da Câmara de Vereadores para um público de cem pessoas. Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara Municipal documentaram em imagens os principais problemas encontrados durante as visitas realizadas aos postos de saúde da cidade. A falta de medicamentos, os problemas na estrutura dos prédios, a necessidade de médicos e a formação de filas para retirada de fichas à noite foram registrados. O documentário também continha depoimentos dos usuários dos postos de saúde.
O secretário municipal de Saúde reconheceu que os problemas apresentados pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal são uma “realidade histórica” do município. Segundo Argemi, os problemas das filas preocupam a administração municipal e medidas estão sendo estudadas para acabá-las. Para o secretário, apesar dos problemas, a saúde no município tem melhorado conforme demonstram estatísticas da Vigilância Sanitária.
– Nós saímos de uma mortalidade infantil de 33 por cada mil nascidos, para um coeficiente de 17 para cada mil nascidos até outubro deste ano. Esse indicador revela que a saúde está melhorando no município. Dentro do caos da saúde nacional, a saúde em Uruguaiana é o céu – disse.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Alfeu Freitas (PTB), considerou positivo o debate proposto durante a audiência pública. Apesar dos inúmeros problemas encontrados, Freitas disse que o município está avançando. Freitas destacou a inauguração do Banco de Sangue e a atuação duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) existentes.
– Estamos satisfeitos com o debate. Abordamos todos os temas e reivindicações. Elogiamos o trabalho realizado pelas equipes de PSF e reconhecemos que só com equipes de PSF conseguiremos melhorar a saúde pública. Portanto, é preciso que o município implante mais equipes de saúde da família, ampliando este trabalho – disse.
O secretário José Argemi reconheceu haver dificuldades do governo municipal em montar outras cinco equipes de PSF, cuja implantação já foi autorizada pela Câmara Municipal.
– PSF é a solução. Mas estamos com dificuldade em encontrar

8 de novembro de 2006