Sindiágua pede manutenção do controle público do abastecimento de água

O presidente estadual do Sindicato dos Servidores da Água no Rio Grande do Sul (Sindiágua/RS), Rui Porto, disse aos vereadores de Uruguaiana, nesta terça-feira, que os entes federados (União, Estados e Municípios) devem criar legislações que mantenham o controle estatal da água. Porto foi convidado pela vereadora Maria do Carmo Victorino (PT) a falar sobre a importância dos recursos hídricos permanecerem sob o controle público.
Segundo Porto, as províncias argentinas de Buenos Aires e Tucumán, além de Cochabamba, na Bolívia, tiveram experiências negativas com a privatização do serviço de abastecimento de água para a população, com aumentos de até 280% nas tarifas aos consumidores. “A maior preocupação com a privatização dos serviços de fornecimento de água é que o detentor do controle passa a deter um poder quase divino, determinando quem terá acesso aos recursos hídricos e o valor das tarifas, orientado por estratégias de mercado”, disse.
A vereadora Maria do Carmo disse que a visita do presidente do Sindiágua marca o início das discussões na Câmara de Vereadores a respeito da municipalização dos serviços de abastecimento de água em Uruguaiana. Segundo a vereadora, a administração municipal sinaliza que, no ano de 2008, não irá renovar a concessão dos serviços com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). “Há rumores, inclusive nos jornais da cidade, de que a prefeitura poderá conceder o serviço para empresas privadas”, disse a vereadora.

4 de dezembro de 2007