Sessão Solene celebra Proclamação de República

A passagem da data da Proclamação da República foi registrada em sessão solene de homenagens na Câmara Municipal de Uruguaiana. Nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, o plenário esteve lotado de autoridades, familiares, colegas e amigos dos sete cidadãos homenageados no momento. A solenidade foi presidida pelo vereador Adalberto Silva e em nome do Parlamento Municipal, o vereador Marcelo Lemos (PDT) discursou sobre a importância da data para reflexão sobre a democracia no país.

A Grande Condecoração Municipal-Medalha de Ouro foi conferida a Loeci Gonçalves Albeche e Soraya Leal Salomão.

A carreira na política e na educação de Albeche foi condecorada pelo vereador Irani Fernandes (PP). O atual diretor da Câmara Municipal que já atuou como vereador, secretário municipal e assessor legislativo destacou a relevância da atuação nos poderes públicos. A Banda da Escola Nossa Senhora do Horto apresentou-se em homenagem ao instrutor.

O empenho por causas sociais, principalmente, ligadas ao bem-estar de crianças foi frisado na homenagem a Soraya, indicada pelo vereador José Fernando Tarragó (PSD). Entre os trabalhos destacou-se participar na implantação do Conselho Tutelar e no Centro Social Urbano, além da efetiva luta pela mulher na política como pioneira em diversas ações.

O Título Honorífico de Cidadão de Uruguaiana foi dedicado a Antônio Ceolin e a Onyx Dornelles Lorenzoni.

Por indicação do vereador Ronnie Mello (PP), o empresário Ceolin foi reconhecido pela trajetória de empreendimento. Com olhar voltado para o futuro, consolida sua administração e firma o Grupo Ceolin como maior produtora de arroz da fronteira oeste”, simplificou Ronnie.

O deputado Estadual Onyx através de requisição do vereador Luis Gilberto de Almeida Risso (DEM) foi homenageado pelo exercício na política.

Os Diplomas de Honra ao Mérito foram entregues a Gladis Maria Dal Pra Nunes Almeida, Leoni Samuel Etcheverry e Laura Collazzo da Silva.

Através de indicação do vereador Irani, Gladis foi homenageada pelo trabalho realizado em defesa ao direito das pessoas com deficiência, com destaque para a presidência do Conselho Municipal que trata do assunto e participação no projeto “Caminho Azul” (Grupo de Pais de Autistas).

O vereador Risso (DEM) homenageou Etcheverry, principalmente, pelas ações solidárias e humanas desenvolvidas na doutrina espírita. “É preciso considerar o trabalho de amor e dedicação, além da doação de carinho, amor e atenção ao próximo”, afirmou.

O presidente, vereador Adalberto da Rosa e Silva (PP) foi o proponente da honraria a Laura, orientadora educacional. “Mulher lutadora e educadora, admirada e respeitada no bairro Mascarenhas de Moraes, é digna do nosso reconhecimento”, considerou o parlamentar.