Sessão marca fato novo na Câmara

Na sessão extraordinária de ontem, dia 30 de janeiro de 2012, a Câmara Municipal de Uruguaiana registrou um fato novo. O presidente da Casa, Kiko Barbará, em concordância com os demais vereadores, abriu espaço para que o Secretário Municipal de Educação, Delmar Kaufmann e a presidente da Associação dos Professores Municipais, Dirce Gracioso Soares, trocassem ideias sobre as disposições do Projeto de Lei que altera o número de cargos em provimento efetivo. Apartir disso foi feita uma emenda que tornou possível a aprovação do projeto por unanimidade dos vereadores presentes.

O público lotou o plenário para acompanhar e participar das decisões. Depois de debates e esclarecimentos dos vereadores para a comunidade e os interessados nas matérias em discussão, o Poder Legislativo autorizou três projetos de lei do Poder Executivo.

As discussões mais emblemáticas foram em torno dos dois projetos relativos à alteração do número de cargos de provimento efetivo e outro sobre a transferência de 160 mil reais do município à Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) repassados às escolas de samba para investimentos no Carnaval Fora de Época de 2012. O presidente da Casa, vereador Kiko Barbará, ressaltou “O que nos une é o interesse público, apesar de algumas, divergências tomamos a melhor decisão aprovando auxilio financeiro ao nosso Carnaval”.

Câmara estimula a revitalização do Conselho de Cultura

Um dos assuntos que ensejaram as discussões no Plenário foi a concordância dos vereadores sobre a dificuldade que as escolas de samba têm para conseguir custear os gastos com o carnaval. Uruguaiana está na lista dos melhores Carnavais de Rua do Brasil, a frente até da capital gaúcha, Porto Alegre, entretanto as verbas possíveis de incentivo público poderiam ser melhor aproveitadas se o município revitalizasse o Conselho Municipal de Cultura como mencionado na sessão extraordinária.

De acordo com o vereador Ronnie Mello o Conselho da Cultura traria forças às escolas de samba no que compete à arrecadação de verbas através de convênios, como a apoio da Lei de Incentivo à Cultura. “Esse estímulo valorizaria ainda mais o evento que a cada ano tem melhor qualidade”, afirma. O vereador Rogério de Moraes ainda destacou que o investimento nesse evento trás retorno à cidade em diversos setores, como no turismo e na prestação de serviços e reforça a importância dele para o município. O presidente Kiko Barbará disse que lhe causa estranheza o Conselho Municipal de Cultura estar desativado.

A partir do projeto de lei aprovado cada escola de samba do primeiro grupo receberá 20 mil reais. Em anos anteriores esse repasse já havia sido feito através da ACIU.