Sessão especial homenageia Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi

O poder legislativo de Uruguaiana homenageou, nesta quinta-feira, em sessão especial, a Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi pelos 130 anos de fundação. A sessão foi proposta pelos vereadores Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB) e Ronnie Mello (PP). A Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi foi fundada em 1º de junho de 1879, apenas quatro anos depois da chegada dos primeiros imigrantes italianos em solo gaúcho. O vereador Ronnie Mello, em seu pronunciamento, destacou a contribuição dos imigrantes italianos e de seus descendentes ao desenvolvimento de Uruguaiana.

Considerada uma das mais antigas entidades de promoção da cultura italiana no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil, a entidade uruguaianense estará promovendo no dia 4 de julho de 2009, no Salão dos Espelhos do Clube Comercial, o Encontro de Sociedades Italianas do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai. O evento contará com a presença do agente consular da Itália, Oscar Carlesso, e do deputado italiano Fabio Porta. Segundo a presidente da sociedade italiana de Uruguaiana, Thietelina Lunardini, o encontro terá como momento culminante o lançamento da pedra fundamental da futura Praça Itália, cujo local já foi designado pelo prefeito José Francisco Sanchotene Felice.

Participaram da sessão especial, na Câmara Municipal, além da presidente Thietelina Lunardini, o tesoureiro Gilberto Melatti, o diretor de patrimônio Hugo Lunardini e o assessor de comunicação visual João Batanoli Diehl. A Sociedade Ítalo-Brasileira José Garibaldi tem como site oficial o endereço eletrônico www.sociedadeitalo-brasileira.com.br.

18 de junho de 2009