Sessão Especial assinala aniversário da Câmara Municipal

Uma sessão especial assinalou, nesta quinta-feira, o aniversário de 160 anos de instalação da Câmara Municipal de Uruguaiana, ocorrida em 24 de abril de 1847. A sessão contou com a presença do prefeito José Francisco Sanchotene Felice e do secretário municipal de Cultura, José Antônio Marques Fagundes. Na solenidade, o poeta Luiz de Miranda e o pesquisador Daniel Fantti ocuparam a tribuna para homenagear a Câmara Municipal e o município de Uruguaiana.
O vice-presidente da Câmara Municipal, no exercício da presidência da Casa Legislativa, vereador Alfeu Freitas (PTB), destacou a importância histórica do parlamento municipal, salientando, entre tantos fatos históricos, a participação do legislativo no ato de assinatura da libertação de todos os escravos do município em 31 de dezembro de 1884. Assim, Uruguaiana foi o primeiro município do Brasil a ter liberto os escravos.
As festividades de comemoração do aniversário da Câmara Municipal tiveram início na manhã desta quinta-feira com a apresentação da Fanfarra da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Charrua -, em frente ao Palácio Borges de Medeiros. Além da sessão especial, a Câmara Municipal desenvolverá até sexta-feira uma exposição de fotografias e a exibição de um audiovisual sobre as atividades da Câmara de Vereadores. As duas atividades são gratuitas e abertas à visitação pública.

24 de maio de 2007