Sesquicentenário da Retomada é celebrado em sessão solene

A Câmara Municipal celebrou a passagem do Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra da Tríplice Aliança em sessão solene realizada nesta quarta-feira, dia 19 de agosto de 2015. Na ocasião foram prestadas homenagens a personalidades que executaram papéis importantes ao longo dos 150 anos de transcorrida a data. Compuseram a mesa de trabalho os vereadores vice-presidente, Egídio Carvalho, Irani Fernandes e Ronnie Mello; prefeito, Luiz Augusto Schneider, o presidente da Comissão Organizadora dos Atos Alusivos, Gen José Alberto Leal; o Cônsul do Brasil em Paso de los Libres, Sérgio Taam; e o Cônsul Adjunto Martín Castro.

Na ocasião, a Medalha do Sesquicentenário da Retomada foi entregue ao 22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado pelo vereador Irani Fernandes. O parlamentar explanou sobre a Guerra da Tríplice Aliança como o maior conflito bélico ocorrido entre os países do continente sul-americano e, nesse contexto, a participação do 22º GAP AP. “Neste momento, referenciamos os feitos e outorgamos aos artilheiros da ativa e da reserva, nosso reconhecimento e decisiva participação na história de Uruguaiana e do País”, afirmou Irani.

O historiador Carlos Fonttes foi congratulado por proposição do vereador Ronnie Mello, em razão da contribuição do profissional para a divulgação e conservação da história da Retomada. “Agradecemos extensivamente aos demais historiadores pelo compromisso e trabalho tão importante para as futuras gerações”, destacou Ronnie.

Também foram homenageados o Cel R1 Mauro Costa Rodrigues, por indicação da Mesa Diretora, representado pelo vereador Egídio Carvalho e Gen de Bda Carlos Jorge da Costa, designado pela Comissão Organizadora dos Atos Alusivos ao Sesquicentenário.

IMG_7880 IMG_7926 IMG_7931 IMG_7944 IMG_7964