Senegalês é liberado após constatada prisão irregular

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal que esteve, na última sexta-feira (03), na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana, foi informada que o cidadão senegalês que se encontrava preso por suspeita de porte de documento falso desde o dia 28 de setembro de 2010, foi libertado, por ordem da Justiça Federal de Salvador – BA, às 22 horas de ontem (09).

Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos estiveram, durante esta semana, em audiências com o Delegado da Polícia Federal Fabrício Chedid Padilha e o Dr. Guilherme Beltrami, juiz federal diretor do foro em Uruguaiana, a fim de averiguar a situação do apenado para que fosse tomada a medida jurídica aplicável.

Devido a esta intervenção da Câmara Municipal, os parlamentares acreditam que foi tomado pleno conhecimento pelas autoridades do caso do estrangeiro e constatada a irregularidade da prisão e o não reconhecimento de seus direitos, uma vez que não foi preso em flagrante e não portava nenhum documento falso, como constava na acusação, fatos que justificaram a sua soltura.

A própria Justiça Federal na Bahia, onde havia a denúncia do documento falso, reconheceu que a  prisão do senegalês Cheik Hamet Tidiane Diagne não observou os critérios legais.

9 de junho de 201