Seminário sobre Faixa de Fronteira no Mercosul terá início na quinta-feira

O I Seminário sobre Faixa de Fronteira no Mercosul terá início na próxima quinta-feira (26/03/09), no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, com uma palestra do vice-presidente do Parlamento do Mercosul, deputado federal Cláudio Diaz, sobre o tema “O Rio Grande do Sul e a Legislação Federal de Faixa de Fronteira”. A solenidade de abertura ocorrerá às 19h.

Na manhã de sexta-feira (27/03), além de visitas técnicas da Comissão do Mercosul da Assembléia Legislativa à Usina Termoelétrica de Uruguaiana, ao Porto Seco Rodoviário de Uruguaiana e à Aduana de Uruguaiana, haverá uma reunião almoço, promovida pela Associação Brasileira dos Transportadores Internacionais (ABTI) e pelo Sindicato dos Despachantes do Estado, com a presença do senador Sérgio Zambiasi (PTB/RS).

Na tarde de sexta-feira, a partir das 14h, no plenário da Câmara Municipal, o senador Sérgio Zambiasi fará uma palestra sobre o tema “Faixa de Fronteira: vantagens e desvantagens para o Brasil e seus parceiros do Mercosul”. Logo depois, às 15h, no mesmo local, se dará início à audiência pública da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa para discutir temas como turismo, estradas, porto seco, estrutura das aduanas de fronteira e usina termoelétrica de Uruguaiana.

O seminário é promovido conjuntamente pela Força Sindical, Câmara Municipal de Uruguaiana, Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, ABTI e Sindicato dos Despachantes do RS.