Seminário Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal é instituído em Uruguaiana

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou o projeto de lei que institui o Seminário Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal.

          A proposição do vereador Marcelo Lemos (PDT) foi votada dia 5 de outubro de 2024.

          O evento será promovido anualmente em junho, no Poder Legislativo, por meio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó. A Lei Municipal nº 4.922/18 instituiu no calendário oficial de eventos municipais, o Junho Verde, mês de conscientização para ações sustentáveis em prol do meio ambiente.

           “O seminário é uma oportunidade para debater ações voltadas à preservação do meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Uruguaiana e promovendo a integração dos órgãos de fiscalização ambiental em nossa cidade”, justifica Marcelo.

          O seminário tem como objetivos principais a avaliação da política municipal de meio ambiente, a proposição de ações de educação ambiental nas escolas públicas municipais e o encaminhamento de medidas aos governos federal, estadual e municipal para a preservação ambiental. Além disso, busca fortalecer as ações de controle, monitoramento e fiscalização ambiental, incentivando a atuação conjunta dos órgãos responsáveis.

           Entre os temas a serem discutidos estão a preservação do Rio Uruguai, o combate ao descarte irregular de resíduos, a promoção do bem-estar animal, o impacto das mudanças climáticas e a proteção da população de Uruguaiana. O seminário também incentivará a participação de entidades, associações representativas, órgãos de fiscalização, instituições de ensino, além das forças políticas e de segurança.