Semana tem homenagens a Mensageiros da Paz

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu sessão solene alusiva às 23ª Semana da Paz na noite desta terça-feira, dia 26 de fevereiro de 2019. Na ocasião foi realizada homenagem a personalidades que colaboram pela manutenção e divulgação da paz no município.

A Semana da Paz foi instituída pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no ano de 1997, para celebrar a assinatura da paz de Ponche Verde (término da Revolução Farroupilha).

Os diplomas de “Mensageiros da Paz” foram concedidos a Arsênio da Silva Brandli, por proposição da Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello e a Glauber Rodrigues de Araújo, por designação do vereador Irani Fernandes que fez uso da palavra para reverenciar os homenageados.

“A paz depende do comprometimento unânime, sincero e sustentado das pessoas. O MTG tem agido convocando a presença da paz entre nós, entre as sociedades, entre povos. A cada Semana da Paz se busca dar como referência nomes de pessoas que têm suas vidas como exemplo de ações que estimula a paz na sociedade”, destacou Irani sobre as homenagens.

Indicados pela Comissão Organizadora da 23ª Semana da Paz receberam a Medalha e Diploma Mensageiro da Paz, João Ricardo de Lima Müller e homenagem póstuma, Divino Camponogara. A presidente, vereadora Zulma, contextualizou historicamente a Guerra Farroupilha e seus reflexos, “Desejo a todos a paz permanente que propaga e faz caminhar nossa nacionalidade. Esse é o momento dos nossos grandes exemplos, é de homenagear o comprometimento com o bem social”.

Compuseram a Mesa de Honra a presidente Zulma; representando o Poder Executivo, Maisa Pereira Jacques; representante do General da 2º Brigada, Coronel Roberto Katushi Takuma; presidente da Comissão, Sônia Trivisiol, vice-presidente da Comissão, Eliane Rezes e prenda da Paz, Maria Eduarda de Oliveira Salinos. Também vereadores Nerai Kaufmann, Suzana Alves, Carmelo Madeira, Fernando Tarragó, Vilson Brites, Mano Gás e Irani Fernandes.