Semana sobre Doenças Autoimunes pode ser realizada em Uruguaiana

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Uruguaiana estudarão Projeto de Lei que busca incluir no calendário de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doenças Autoimunes.

A proposição da vereadora Suzana Alves (PRB) foi apresentada nesta quinta-feira, dia 6 de setembro do 2018. O PL indica a celebração anual na semana do dia 28 de outubro a 03 de novembro, ressaltando que no dia 29 de Outubro comemora-se o Dia Mundial de Combate à Psoríase. Exemplos de doenças autoimunes são psoríase, lúpus, esclerose múltipla e E.L.A.

O objetivo é promover debates e realizar campanhas de informação e educação aos cidadãos, para conscientizar sobre essas doenças, suas características, sintomas e tratamentos disponibilizados pelo SUS.

“Há muito preconceito e sintomas podem facilmente ser confundidos com outras doenças o que torna o diagnóstico mais difícil e diminui a qualidade de vida do paciente, sendo assim se faz necessária uma disseminação de informações”, considerou a proponente. Dados atuais nos mostram que cerca de 3% a 5% da população em geral é afetada pelas doenças autoimunes. 80% dos casos reportados são encontrados em mulheres em idade reprodutiva.