Semana Municipal sobre doenças autoimunes é aprovada

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que inclui no calendário de eventos do município a Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores de Doenças Autoimunes.

A proposição de autoria da vereadora Suzana Alves (PRB), votada neste dia 1º de novembro de 2018, fixa a data de 28 de outubro à 3 de novembro anualmente.

Doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo. Entre elas está psoríase, lúpus, esclerose múltipla e E.L.A. O PL objetiva divulgar e conscientizar sobre características, sintomas e tratamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde.

Precisamos disseminar informação para aumentar a qualidade de vida do paciente e tornar o diagnóstico mais fácil”, declarou Suzana. De acordo com a parlamentar, dados atuais mostram que cerca de 3% a 5% da população em geral é afetada pelas doenças autoimunes. Destes casos reportados, 80% são encontrados em mulheres em idade reprodutiva.