Semana de Conscientização do TDAH poderá ser instituída em Uruguaiana

As Comissões Técnicas da Câmara Municipal analisarão projeto de lei que institui a Semana de Conscientização do TDAH em Uruguaiana.

A proposta da vereadora Márcia Fumagalli (PSB) foi apresentada dia 1º de agosto de 2023.

A ação, a ser realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano, deverá incluir atividades no município sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces em indivíduos com Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade.

De acordo com a parlamentar, estudos recentes apontam que o tratamento precoce é o “ponto-chave” para a vida daqueles que possuem o transtorno seja mais saudável, produtiva e com mais qualidade de vida. O Ministério da Saúde define o TDAH como um transtorno neurobiológico de causas genéticas, caracterizado por sintomas como falta de atenção, inquietação e impulsividade. Aparece na infância e pode acompanhar o indivíduo por toda a vida.

“Nosso projeto vem em momento oportuno, em vista a necessidade da construção de uma rede protetiva e esclarecida sobre o assunto, com o amplo apoio e participação do Poder Público por meio das escolas, centros de referência assistência social e demais setores”, esclarece Marcia.