Semana de Conscientização de Alzheimer será instituída

A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que institui a “Semana Municipal de Conscientização da Doença de Alzheimer”.

A proposição votada na quinta-feira, dia 1 de agosto de 2019, é de autoria do vereador Irani Fernandes (P).

A data deverá ser celebrada anualmente, na semana que inclui o dia 21 de setembro, Dia Mundial do Alzheimer instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Durante o período, os setores a administração responsáveis por políticas públicas relativas à conscientização, cuidados e tratamento da doença poderão realizar seminários ou ciclos de palestras.

O objetivo é conscientizar os familiares e esclarecer a população geral sobre a importância dos cuidados e tratamentos dispensados às pessoas acometidas do Alzheimer.

“Estima-se que no Brasil existam, pelo menos, três milhões de pessoas com idade acima de 65 anos com a doença. Os cuidados desses pacientes são conduzidos em casa pelos familiares que na maioria das vezes não têm capacidade ou conhecimentos suficientes para colaborarem com o tratamento”, esclareceu Irani sobre a importância de coordenar ações voltadas ao tema.